Investimentos de fundos da Amazônia e região norte são debatidos na CDR

 em Comissões, Notícias

Instituições responsáveis pela aplicação dos recursos apresentaram aos senadores seus planos de trabalho para os próximos anos

Dando continuidade ao trabalho de saber a real situação dos fundos constitucionais, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, realizou, nesta quarta-feira (20), uma audiência pública interativa, presidida pelo senador Izalci Lucas (PSDB), autor da iniciativa, para ouvir os representantes das superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Banco da Amazônia (Basa) sobre os investimentos dos fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, abriu os trabalhos explicando que a entidade tem focado em investir os recursos dos fundos com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais. Segundo Paulo Roberto, em 2018, foram aplicados R$ 4,6 bilhões pelo FNO. Já o FDA investiu, entre 2017 e 2018, quase R$ 2 bilhões. A Sudam também está trabalhando para atrair investimentos da iniciativa privada.

Paulo Roberto informou que o Plano de Desenvolvimento Regional da Amazônia (PDRA) está sendo submetido à consulta pública. “Essa fase é muito importante para que todos os atores envolvidos e os Estados se vejam contemplados pelo plano”, ressaltou.

Já o superintendente da Zona Franca de Manaus, Alfredo Alexandre de Menezes, apresentou as principais ações que a instituição está planejando para os próximos anos. Alfredo disse que a Sudam e Suframa estão trabalhando para otimizar o sistema de informatização das duas superintendências. Segundo o chefe da Sudam, outra preocupação é o atual estado de depreciação do polo industrial de Manaus. “Como vamos atrair investidores tendo um Distrito Industrial que está em péssimo estado de conservação”, criticou.

Alfredo Menezes destacou ainda que é necessário destravar o Processo Produtivo Básico (PPB) para a efetiva industrialização dos produtos. “O PPB acaba sendo uma amarra para o desenvolvimento da região e a atração de negócios”, disse o superintendente.

O diretor de Crédito e Distribuição do Banco da Amazônia, Francimar Rodrigues Maciel, em sua apresentação mostrou aos senadores que a instituição participa com 63% dos créditos utilizados para o financiamento de projetos. Segundo Francimar, o foco maior é investir em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, tanto nas zonas urbanas e zonas rurais.

O representante do Basa disse ainda que o banco vai promover uma ação voltada aos municípios que tiveram investimentos considerados baixos. “Nós atendemos praticamente todas as cidades, mas 92 munícipios tiveram um desempenho muito abaixo do esperado. A ideia é colocar pessoal do banco para visitar prefeituras, sindicatos e levar oportunidade de crédito a esses lugares”, pontuou Francimar.

Para o senador Izalci Lucas, que é o presidente da CDR, esse trabalho de ouvir e saber dos dirigentes das instituições a real situação dos fundos constitucionais é muito importante. “Nós temos que saber como é desenvolvido o trabalho entre as superintendências e os bancos. O Brasil precisar voltar a produzir para gerar emprego e renda”, afirmou o parlamentar.

Izalci defendeu que as superintendências e o banco procurem promover a aproximação entre os atores do setor produtivo com o meio acadêmico. O senador citou o exemplo dos Centros de Desenvolvimento Regionais (CDRs). “Hoje nós temos quatro CDRs em pleno funcionamento que estão contribuindo para o desenvolvimento e crescimento econômico, além de gerar emprego e renda para suas regiões. É isso que nós temos que fazer”, alertou.

Para a próxima reunião da CDR está prevista uma audiência pública com instituições que atuam no desenvolvimento da região Nordeste do Brasil. O encontro ocorrerá na quarta-feira (27), às 9h.

Saiba mais sobre a audiência, acessando o link:  http://legis.senado.leg.br/comissoes/reuniao?reuniao=8258

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar