CMO elege presidente em sessão de instalação para o ano legislativo

 em Comissões

Considerada o mais importante colegiado do Congresso Nacional, a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), responsável pela definição do orçamento anual do país foi presidida na tarde de ontem (10) pelo senador Izalci Lucas (PSDB/DF).

William Sant'AnaPartidos e blocos partidários das duas Casas (Câmara e Senado) elegeram como presidente para o ano legislativo, o senador Marcelo Castro (MDB/PI), e como relator geral da Lei Orçamentária (LOA) para 2020, o deputado Domingos Neto (PSD-CE).

Na ocasião, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), que presidiu a sessão, destacou como foram feitas as eleições das demais comissões da Casa.

“Pela primeira vez, todos os presidentes de comissões foram eleitos por aclamação, e esta, como é uma comissão mista, seguiu o mesmo rito”.

Ao tomar posse, Castro lembrou que as principais funções da comissão neste ano serão discutir e votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A primeira define as políticas públicas, enquanto a segunda trata das receita e despesa anuais.

A CMO tem sua composição modificada integralmente a cada sessão legislativa, e neste ano é composta por 42 titulares (31 deputados e 11 senadores), com igual número de suplentes. A distribuição das vagas seguiu critério de proporcionalidade baseado no tamanho das bancadas e dos blocos.

O vice-presidente e demais membros serão eleitos na próxima reunião.

 

Confira o vídeo em que Izalci anuncia os eleitos:

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar