Votação da MP que cria Região Metropolitana do DF é adiada novamente

 em Comissões, Notícias

Senador Izalci Lucas defende aprovação de texto original sem alteração nos recursos do Fundo Constitucional do DF.

Mais uma vez as bancadas do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, não chegaram a um consenso quanto a criação da Região Metropolitana do Distrito Federal. A Comissão Mista da Medida Provisória nº 862/2018 se reuniu nesta terça-feira (16) para votar o texto apresentado pelo deputado José Nelto (PODE-GO) durante a reunião da semana passada, porém, o relatório do parlamentar foi alvo de críticas, o que gerou o segundo adiamento da votação.

A polêmica quanto ao documento do relator refere-se a destinação de 20% do Fundo Constitucional do DF para a manutenção da região metropolitana. O relatório do deputado José Nelto muda o texto original da Medida Provisória que não previa a retirada de recursos do fundo. O senador Izalci Lucas (PSDB) defendeu que o Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória mantenha o texto original.

Para o senador, os recursos do Fundo Constitucional não podem sofrer nenhuma redução, pois já não são suficientes para suprir a necessidade de financiar as forças de segurança como a polícia civil, polícia militar e corpo de bombeiros do Distrito Federal que são mantidos pela União, bem como prestar assistência financeira ao Distrito Federal para a execução de serviços públicos, por meio de fundo próprio. O senador lembrou ainda que o Fundo Constitucional do DF se deu pelas obrigações e responsabilidades da capital. É aqui onde estão os três poderes da República, embaixadas e representações diplomáticas, bem como de organismos internacionais.

A Medida Provisória foi editada em 2018 com intuito de atender um pleito antigo dos moradores do entorno do DF. A MP possibilita a interação entre o Distrito Federal e os municípios goianos e mineiros que integram a área metropolitana do DF. A medida também permite a realização de ações integradas pelos governos do DF, Goiás e Minas Gerais em diversas áreas como saúde, segurança, educação, mobilidade urbana, entre outras.

“Não podemos perder a oportunidade de aprovação dessa Medida Provisória. Eu faço um apelo aos parlamentares para que caminhemos juntos nesse sentido. A bancada do DF apresentou um requerimento de destaque para que se vote o texto da forma original, dada a sua importância, mas sem a retirada de recursos do Fundo Constitucional”, afirmou o senador.

Izalci Lucas também alertou quanto a possível inconstitucionalidade da alteração proposta pelo relator. “Não temos dificuldade nenhuma em votar aqui a destinação de R$ 10 milhões, R$ 20 milhões, mas a gente sabe que é ilegal, é inconstitucional e será vetado. A gente não pode criar expectativa do que não vai acontecer”, ponderou.

O parlamentar tucano disse aos demais integrantes da comissão que a bancada do Centro-Oeste não pode sair dividida, tendo em vista que cada estado está defendendo seu interesse.

Após as manifestações dos parlamentares, em sua maioria contrária a proposta de alteração do fundo, o relator da Medida Provisória pediu ao colegiado para que a votação fosse adiada para a próxima terça-feira (23), às 10h, a fim de que ele, com o apoio dos técnicos da Câmara e do Senado, pudesse elaborar e apresentar um novo relatório para ser votado na comissão.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar