A semana começa com agenda cheia

 em Senado
O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) realizou inúmeras audiências em seu gabinete nesta segunda-feira (29), para tratar de assuntos que vão beneficiar o DF e sua população.
Entre as reuniões, Izalci recebeu a equipe que conduz o projeto da instalação do Centro Cultural de Ciências da Natureza Louis Cruls, em Brasília. O presidente da instituição, professor Pedro Jorge, e a pioneira Natanry Osório explicaram ao senador que o centro será um local para a divulgação de conhecimentos das ciências da natureza.  Segundo Pedro Jorge, o Centro Cultural de Ciências Naturais Luiz Cruls foi criado em 2003 e o próximo passo é a construção da sede, que será construída no setor Noroeste e terá auditório, salas de aula, biblioteca e um ponto de observação astronômica.
O Centro também vai abrigar a história da Missão Cruls, capitaneada pelo astrônomo e geodesista Louis  Cruls que teve a missão de realizar um estudo científico do Centro-Oeste para definir a área, onde seria a nova capital. A Missão partiu do Rio de Janeiro com 21 membros em junho de 1892. O relatório completo foi publicado em 1894.
“Vamos começar a organizar o lançamento da pedra fundamental e, depois, a construção do local. O projeto também prevê que o centro será espaço para criar condições de fomentar projetos de educação patrimonial voltados para as ciências naturais ”, informou o professor ao destacar que o senador Izalci considerou a iniciativa importante.
Modernidade
A criação de uma estrutura integrada de bibliotecas públicas no DF foi o assunto trazido pelo subsecretário de Patrimônio Cultural do DF, Cristian Brayner. A ideia é modernizar e ampliar as estruturas e os serviços oferecidos nas bibliotecas públicas da capital por meio de uma rede interligada pelo Koha, um software livre para produzir sistemas integrados de gestão de bibliotecas. Segundo informou o subsecretário, em 2018, cerca de 400 mil pessoas procuraram os serviços bibliotecários em todo o DF. A nova estrutura vai permitir que usuários consultem livros e publicações de diversas bibliotecas em um único catálogo. Para concretizar o  projeto, além do novo software, também está prevista a construção de bibliotecas nas regiões administrativas que ainda não possuírem esse espaço.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar