O parlamentar brasiliense esteve presente em 99% das sessões plenárias, além de ter atuação de destaque nas comissões permanentes e temporárias.

Nesta sexta-feira (10), os parlamentares eleitos em 2018 completaram os primeiros 100 dias de exercício do mandato no Congresso Nacional. Entre os 594 parlamentares, o senador Izalci Lucas (PSDB) está entre os que mais trabalham na casa, pois é um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair.

Ao iniciar o seu mandato no Senado Federal, Izalci Lucas, já na sessão preparatória que elegeu o presidente da casa, deu o tom de como seria a sua atuação parlamentar. Izalci foi favorável ao voto aberto reafirmando o seu compromisso com a transparência e fez questão de declarar e mostrar o seu voto em rede nacional.

Izalci mostrando seu voto na sessão preparatória. Foto: Gerdan Wesley

“Desde quando entrei para a vida pública, sempre agi com transparência em todos os meus atos. Nunca fui de esconder nada que faço. Quem me conhece, sabe que é assim que trabalho”, enfatiza o parlamentar.

Na nova casa, já que foi deputado federal por dois mandatos, Izalci Lucas tem focado em trabalhar incansavelmente em prol de resgatar o prestígio da cidade que o acolheu. “Me sinto no dever de contribuir para que Brasília volte a ser a capital da esperança. Foi aqui que vi meus pais batalharem para me oferecer uma vida digna juntamente com meus irmãos. O DF não merece estar nessa situação que herdamos de governos desastrosos. Vou trabalhar para dar o meu melhor no Senado como sempre fiz por onde passei”, pontua o senador.

Atuação Parlamentar

Izalci é vice-líder do governo no Senado, vice-líder do seu partido e do bloco parlamentar composto pelo PSDB, Podemos e PSL. Membro de um partido que possui representatividade no Congresso, Izalci Lucas integra oito comissões permanentes e uma subcomissão, bem como nove comissões temporárias, dois grupos parlamentares e duas frentes parlamentares.

Izalci fazendo pronunciamento da tribuna do plenário do Senado. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

No Senado, o parlamentar já apresentou 50 proposições legislativas e fez 54 pronunciamentos. De todas as sessões plenárias já realizadas até o momento, Izalci tem 99% de presença. Desde quando entrou para o Congresso Nacional como deputado federal, Izalci Lucas já relatou 41 matérias, entre as quais a que permitiu a regularização fundiária de setores habitacionais e condomínios do Distrito Federal.

Fomento ao Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda

Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), considerada uma das mais importantes da casa por tratar de projetos sobre integração regional e turismo e contribuir com políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico das regiões brasileiras, principalmente o DF e Entorno, Izalci tem defendido a implantação dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs).

O Projeto dos CDRs foi idealizado para promover a aproximação entre os órgãos governamentais, o meio acadêmico e o setor produtivo visando definir estratégias e a implantação de projetos inovadores para contribuir com o desenvolvimento econômico e fomentar a geração de emprego e renda.

Izalci Lucas presidindo reunião na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

“Aceitei o desafio de presidir a Comissão de Desenvolvimento para ajudar o Brasil, em especial o DF e o Entorno, a crescer do ponto de vista social e econômico. De cada dez pessoas que converso ou me abordam nas ruas, oito me pedem ajuda para conseguir um emprego para ela ou um parente. O Projeto dos CDRs é a saída para a geração de emprego e renda, além de alavancar a economia das regiões”, afirma o senador.

Transferência da Junta Comercial e Combate às Fraudes no INSS

Nas comissões temporárias, Izalci Lucas foi o relator e aprovou a Medida Provisória que transferiu o controle da Junta Comercial do DF para o GDF, e presidiu a comissão que combate às fraudes no INSS.  “Como é possível que o DF tenha 37 mil pescadores recebendo o benefício do INSS? É inaceitável isso. Até quando o povo vai ficar pagando essa conta”, destaca Izalci Lucas.

Senador apresentando seu relatório na comissão da MP que transferiu a Junta Comercial para o GDF. Foto: William Sant’Ana

Confira abaixo um quadro-resumo da atuação do senador Izalci Lucas nesses 100 dias:

Para saber mais sobre o trabalho do senador Izalci, continue acessando o site www.izalci.com.br, acompanhe as suas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e seu canal no YouTube.