Agência Senado: Comissão aprova incentivo para doações à pesquisa científica e tecnológica

 em Comissões, Notícias

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, nesta quarta-feira (29), projeto de lei que permite a dedução das doações a projetos de pesquisa científica e tecnológica executado por Instituição Científica e Tecnológica (ICT) ou por entidades científicas e tecnológicas privadas, sem fins lucrativos, da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física (PL 776/2019).

A matéria, de autoria do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), estabelece os mesmos limites de dedução do IRPF atualmente permitidos para gastos com instrução do contribuinte e de seus dependentes. Hoje esse valor é de até R$ 3.561,50.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) foi nomeado relator substituto e argumentou que a dedução, do Imposto de Renda, de recursos doados para universidades é uma tradicional política adotada por países desenvolvidos.

“A matéria tem o objetivo de proporcionar uma fonte de receitas adicional para projetos de pesquisa científica e tecnológica e de inovação tecnológica. Para tanto, incentiva pessoas físicas a fazerem doações a projetos de pesquisa desenvolvidos em universidades e institutos de pesquisa públicos e privados sem fins lucrativos” pontuou Izalci.

O projeto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que decide em caráter terminativo.

 

 

 

Fernando Alves com supervisão de Sheyla Assunção

Informações da Agência Senado

 

Foto: William Sant’Ana

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar