Izalci participa de debate sobre os Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs)

 em CDR, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico Regional e Turismo, Notícias, Tecnologia

O Senador esteve pela primeira vez no Parque Tecnológico de Brasília, local que ajudou a idealizar quando foi secretário de Ciência e Tecnologia do DF.

Convidado para participar de um debate organizado pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) sobre os Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs), no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) esteve pela primeira vez, nesta quinta-feira (13), no local que ajudou a idealizar quando ocupou o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.

A segunda edição do Inovação e Debate, promovido pela Abipti, teve como objeto de discussão a criação, a implantação e a experiência do projeto dos CDRs. A instituição realiza esse tipo de evento com o intuito de incentivar a interação entre o meio acadêmico, órgãos governamentais e empresas.

Durante o encontro, a Abipti e a Embrapii assinaram um termo de cooperação visando realizar ações estratégicas conjuntas entre as duas instituições.

Em sua explanação, o senador Izalci Lucas defendeu que os CDRs têm como principal objetivo contribuir, por meio da pesquisa aplicada, o desenvolvimento das regiões onde o Centro está instalado.

Senador Izalci falando sobre o projeto CDR no debate da Abipti Inovação e Debate.

Foto: William Sant’Ana

“O Brasil ocupa o 13º lugar no ranking mundial na produção de conhecimento científico, mas não aplica ou faz uso desse conhecimento para o desenvolvimento do país. A implantação dos CDRs está começando por regiões estratégicas para depois expandir para o restante do país. Aqui no DF, vamos trabalhar para que o projeto possa contribuir para a geração de emprego e renda e fomentar o empreendedorismo”, afirmou Izalci.

O evento contou com a participação do deputado Vítor Lippi (PSDB/SP), relator do projeto que criou o programa no âmbito do legislativo, do professor Paulo Barone, idealizador do projeto no MEC, do diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, e o debate foi mediado pelo coordenador do CDR-DF, Neantro Saveedra.

Visita ao Parque Tecnológico

Ao chegar no Parque Tecnológico de Brasília-Biotic, o senador Izalci Lucas aproveitou para conhecer as instalações do lugar. O parlamentar esteve no Sebrae lab que fica no térreo do prédio e possui um co-working, salas de reuniões, um espaço destinado para gravação de materiais audiovisuais e um auditório.

Izalci ainda esteve na sede da Abipti, que se instalou no local há pouco tempo, e também visitou a administração do Biotic e da Fundação da Universidade Aberta do DF (Funab).

There are no photos with those IDs or post 8619 does not have any attached images!
Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar