25 anos do Plano Real

 em Notícias

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) lembrou, em discurso nesta segunda-feira (01) os 25 anos do Plano Real, o mais importante plano econômico que o país já teve e que foi responsável pelo combate da hiperinflação que castigou o mercado econômico e a população.

“O Plano Real permitiu devolver o poder de compra da população e, aos poucos, fazer com que o Brasil retomasse os trilhos do crescimento”, avaliou o senador.

Lembrando que muitos jovens não têm conhecimento da difícil situação pela qual passou o país e do tanto que isso repercutiu de forma negativa na vida dos cidadãos, o senador contou um pouco da história da criação do Plano Real. Segundo explicou, na década de 1990, o desequilíbrio econômico era tanto que o aumento de preços e a desvalorização da moeda eram diários. Houve várias tentativas de recuperação econômica sem sucesso, entre elas os planos cruzados 1 e 2, o Bresser, o plano verão.

 

“Na época, tudo era difícil. No auge da inflação, os supermercados e estabelecimentos comerciais remarcavam os produtos várias vezes ao dia e o dinheiro perdia diariamente seu poder de compra”, analisou.

Izalci ressaltou que ir às compras era uma “batalha” porque com a inflação altíssima, o governo congelava os preços das mercadorias e para evitar prejuízos econômicos, os mercados diminuíam o estoque das prateleiras.

“Os consumidores tinham que disputar os produtos. Para abastecer a despensa era preciso sorte e empenho, ir a vários locais e estocar produtos para garantir o consumo da família”, recordou.

O senador salientou ainda que o governo do presidente Itamar Franco, comandado pelo então ministro da fazenda, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, lançou o Plano Real, preparado pela equipe econômica de Edmar Bacha, Pérsio Arida, André Resende, Gustavo franco e Pedro Malan.  As ações implementadas pela equipe priorizaram o ajuste fiscal para equilibrar as contas públicas do governo, a implementação da unidade real de valor (URV) e o lançamento oficial do real, em 1° de julho de 1994.

“O Plano Real permitiu a promoção de ações para combater a taxa de inflação altíssima que, por sucessivos anos, esmagou a renda das famílias brasileiras. Mas, o diferencial desse plano foi o estabelecimento de metas de inflação por parte do banco central”, afirmou.

Sobre a política econômica que surgiu com o Plano Real, Izalci salientou que foi possível estabelecer ações para estancar a alta de preços e para garantir a condução da economia do país. Ao concluir seu discurso, o senador considerou que o Plano Real foi o marco que permitiu devolver o poder de compra à população e aos poucos fazer com que o Brasil retomasse os trilhos do crescimento.

Esperança

Outro assunto levado ao Plenário pelo senador Izalci foi  uma descoberta medica que vai levar muita esperança para todos aqueles que têm problemas de visão. O senador destacou  pesquisa da Universidade Pohang de Ciência e Tecnologia, na Coreia do Sul que permitiu a criação de uma córnea artificial parecida com a natural. Segundo informou, eles usaram uma biotinta para evitar rejeição e agilizar a fila de quem precisa de um transplante. Trata-se de uma nova técnica com células-tronco de córneas naturais para criar uma biotinta, que pode ser usada para fabricar as córneas artificiais em uma impressora 3d.

“Essa córnea artificial é inteiramente feita com a biotinta derivada de tecido da própria córnea, ela é biocompatível. A tecnologia garante uma transparência semelhante à da córnea humana natural e muitos pacientes que sofrem de doenças relacionadas à córnea poderão agora ter uma nova chance de cura”, explicou.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar