Izalci dá boas-vindas ao recém-empossado senador Siqueira Campos

 em Senado
O Senado realizou, nesta terça-feira (16), sessão especial para dar posse ao senador Siqueira Campos (DEM/TO). Ele assume o lugar de Eduardo Gomes (MDB-TO) que vai ocupar o posto de secretário de governo do estado de Tocantins. Em discurso no plenário, Izalci Lucas (PSDB/DF) lembrou fatos que marcaram a vida do novo senador, tais como seu trabalho pela criação do estado de Tocantins e a construção da capital, Palmas.

 

O senador Izalci relatou que foi contador de Siqueira Campos e ressaltou a participação do novo senador na Assembleia Nacional Constituinte de 1987, na qual trabalhou pela aprovação das emendas que deram origem ao estado do Tocantins. Izalci falou também que Siqueira Campos veio do Ceará e chegou à cidade de Colinas, no então norte de Goiás. Lá fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e iniciou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins, uma vontade de todos que viviam e trabalhavam na região.

“Se elegeu vereador e continuou trabalhando pela criação do estado.Sofreu atentados e perseguições, mas logo foi eleito deputado federal, sendo reeleito por mais quatro mandatos, e atuando como deputado constituinte”, contou.

Segundo informou Izalci, a criação do Tocantins finalizou uma luta de mais de 200 anos da população do norte de goiás que vivia no isolamento.  Depois dessa vitória, Siqueira Campos se elegeu governador.

Ao concluir sua homenagem ao senador empossado, Izalci destacou o período de progresso que o Tocantis vivenciou sob o governo de Siqueira Campos e listou, entre outras obras realizadas para desenvolver o estado, o crescimento da indústria local e a construção de estradas, hospitais e do moderno aeroporto.

“Hoje, aqui no plenário tenho a honra e a alegria de dar-lhe as boas-vindas a esta Casa com todas as honrarias que merece por tudo que fez pelo estado do Tocantins e pelo Brasil”, afirmou o senador.
Foto: William Sant’Ana
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar