Você sabia que pode apoiar projetos que tramitam no Congresso?

 em Educação, Opine, Projetos

O portal e-cidadania disponibiliza essa opção aos usuários. É simples, basta acessar o site, e dar a sua opinião

 

O senador Izalci Lucas tem projetos em diversas áreas, como esse, voltado para a educação:

Receber bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação, e em compensação trabalhar como monitor nas redes públicas de ensino ou em órgãos públicos de outras áreas, que tenham relação com sua formação acadêmica, foi um dos projetos apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB/DF). Inspirado no Programa Bolsa Universitária, do Distrito Federal, o projeto de Lei nº 1278, de 2019, altera a Lei  nº 9.394 de 1996, Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, para incluir a possibilidade desse tipo de ajuda de custo aos estudantes bolsistas.

“Não podemos dar aos estados e municípios atribuições e encargos e não dar a eles a contrapartida do recurso. Além da sociedade ter estudantes motivados trabalhando nas escolas como monitores, nos postos de saúde, programas esportivos e culturais, a monitoria ainda beneficia o estudante, uma vez que o aprendizado adquirido nesse trabalho constituirá parte importante de sua formação como profissional e como cidadão”, explicou o senador.

Segundo o senador, a iniciativa deve ajudar também no cumprimento dos índices do Plano Nacional de Educação de acesso à educação, que está em torno de 50% de matrículas em cursos superiores.

O que você acha dessa iniciativa?

Vote aqui no portal da e-cidadania: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=135561

 

 

Saiba mais:

Regras

 

O projeto estabelece que dos estudantes beneficiados será exigida, em carga horária compatível com os estudos, contrapartida que poderá assumir nas seguintes formas:

 

– atuar como monitor, na sua área de estudo ou afim, em projetos de educação integral das redes públicas de ensino;

 

– prestar serviços em órgãos, entidades, ou instituições conveniadas com o poder público.

 

O texto prevê ainda ajuda de custo para que os estudantes possam cobrir despesas com transporte e alimentação.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar