Izalci se reúne com líderes empresariais para debater os rumos da inovação no Brasil

 em Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia, Notícias, Setor Produtivo

Brasil caiu duas posições no ranking da inovação  que avalia as atividades inovadoras e que impulsionam o desenvolvimento de 129 países.

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) participou, nesta sexta-feira (02), de uma reunião do comitê de líderes do grupo Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. Izalci é o presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação do Congresso Nacional.

A MEI reúne empresários que tem como  objetivo promover a agenda da inovação, em especial, as políticas de apoio às empresas brasileiras e estimular a competitividade delas por meio da inovação. O grupo foi criado em 2008 e é composto por 200 executivos de entidades e associações industriais e empresariais.

Uma das pautas do encontro foi a queda do Brasil no Índice Global da Inovação (IGI), divulgado no dia 24 de julho, passando da 64ª posição para a 66ª no ranking que utiliza 80 indicadores que vão desde as taxas de depósito de pedidos de propriedade intelectual até a criação de aplicativos para aparelhos portáteis, gastos com educação e publicações científicas e técnicas.

O IGI, também chamado ranking da inovação, é publicado anualmente pela Universidade Cornell, pelo INSEAD e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) são parceiros do IGI.

Izalci Lucas foi um dos convidados do encontro e fez uma breve apresentação aos dirigentes sobre o trabalho da Frente Parlamentar e também da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, da qual é o presidente. O senador ressaltou que os mais de 200 deputados e senadores que integram o grupo parlamentar no Congresso Nacional vão trabalhar para que as empresas brasileiras possam se desenvolver acompanhando a evolução científica, tecnológica e da inovação dos últimos tempos.

Reunião do Comitê de Líderes do MEI em São Paulo.

“Um país que não investe na educação e, principalmente, na ciência, tecnologia, pesquisa e inovação não consegue ter uma economia que contribua para o seu desenvolvimento. Vocês podem contar com o nosso empenho e trabalho lá no Congresso para que as empresas brasileiras se fortaleçam e possam influenciar no crescimento econômico do país”, disse o parlamentar aos empresários.

O senador também falou sobre os Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs). O programa idealizado pelo Ministério da Educação atua desde 2017 na articulação entre o setor acadêmico-científico, empresários e órgãos governamentais aplicando o conhecimento por meio dos projetos de pesquisas e a necessidade do setor produtivo para fomentar o desenvolvimento econômico.

“O projeto dos CDRs contribuirá para o desenvolvimento das diversas regiões brasileiras impulsionando as suas economias fomentando o setor produtivo e ajudando na geração de emprego e renda”, destacou Izalci Lucas.

O parlamentar ressaltou a importância do Protocolo de Madri, acordo em que o Brasil é um dos signatários, que busca desburocratizar o registro internacional de marcas e patentes.

“Nossos inventores e criadores precisam esperar muito tempo para que seus inventos sejam aprovados. Quando, finalmente, o são, já estão no resto do mundo com a chancela e o lucro para outros países”, afirmou. “Perdemos nossa inteligência, conhecimento e riqueza para a burocracia. Isso é, de fato, o nosso maior absurdo e nosso maior atraso”, concluiu o senador. 

Izalci aproveitou para informar aos presentes que no próximo dia 08 de agosto, quinta-feira, às 10h, a Frente Parlamentar realizará um debate com o tema Brasil e o Índice Global da Inovação (IGI).

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar