O Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, organizado pela Confederação Nacional das Quadrilhas Juninas (CONAQJ), foi realizado nos dias 9,10 e 11 de agosto, na Praça da Paróquia Santa Luzia, em Samambaia. O evento contou com a participação de quadrilhas juninas de todas as regiões do Brasil.

Durante a abertura do evento, diversas quadrilhas do DF e entorno se apresentaram. Na competição nacional, o único representante do DF era o grupo “Pau Melado”, de Samambaia. O senador Izalci Lucas (PSDB/DF), que sempre apoiou o movimento e presidiu uma sessão solene no dia 12 de julho, em homenagem ao Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, foi lembrado durante a festa, pelo vice-presidente da CONAQJ, Hamilton Tatu:

“Izalci foi muito importante para que algumas quadrilhas juninas de outras cidades pudessem chegar a Brasília para participar do evento. O movimento junino do DF e do Brasil enxerga o senador como um amigo, um aliado de primeira linha, afirmou”.

O senador recebeu a notícia com alegria e parabenizou o grupo brasiliense. Segundo ele, o trabalho do quadrilheiro é muito mais do que dançar quadrilha, ele também tira as pessoas das ruas e os coloca no caminho do bem.

“Foi com muita alegria que recebemos a notícia das homenagens feitas à nossa atuação em defesa do movimento junino e da valorização da cultura popular. Quero parabenizar a quadrilha junina brasiliense Pau Melado, pelo vice-campeonato nacional”, declarou o senador.

A grande campeã foi a quadrilha Caipirada, de Planaltina de Goiás. O troféu de Melhor Marcador da competição também ficou com a Pau Melado, que tem  Hamilton como marcador.