Corretores de imóveis recebem homenagem no Senado

 em Desenvolvimento Econômico Regional e Turismo, Notícias

senador Izalci Lucas (PSDB/DF) presidiu, nesta sexta-feira (16/08), no Senado, a sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Corretor de Imóveis, celebrado em 27 de agosto. A data homenageia o trabalho do profissional que se dedica na mediação imobiliária, ajudando na venda ou aluguel de imóveis.

Para compor a Mesa durante a sessão, foram convidados o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro da Silva, o vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, José Augusto Viana Neto, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 8ª Região – CRECI/DF, Geraldo Nascimento, e o presidente do CRECI/RS, Márcio Bins Ely.

Autor do requerimento, Izalci destacou a importância da profissão. “Não posso deixar de registrar meu apreço ao setor. As contribuições das entidades e desses profissionais têm sido um divisor de águas para a retomada do crescimento do mundo imobiliário”, disse.

Na ocasião, o senador lembrou ainda a história da profissão, que surgiu no começo do século 20, pela necessidade de se ter um intermediador no processo de compra e venda de imóveis. No Brasil, os primeiros profissionais do ramo surgiram durante a segunda presidência de Getúlio Vargas (1951 a 1954).

“Os corretores lutaram por muitos anos para que a sua função fosse regularizada no país. O primeiro registro de uma iniciativa para reconhecer a profissão em lei é de projeto de lei apresentado pelo então deputado Ulysses Guimarães em 1951, propondo a regulamentação e definição legal dos direitos e deveres. No entanto, apenas em 27 de agosto de 1962, com o a Lei 4.116, a profissão foi oficializada”, lembrou Izalci.

O presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro da Silva, destacou a evolução dos profissionais do setor ao longo dos anos, ressaltando que, dos 400 mil existentes no país, 80% são detentores de diploma de nível superior. Ele reforçou a importância da sessão especial para a valorização da categoria:

“Para mostrar à sociedade a importância desse profissional, que não veio apenas para ganhar dinheiro fazendo a intermediação de negócios, mas para contribuir com a realização do maior sonho do brasileiro, que é a aquisição de sua casa própria”, declarou.

Já o vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, José Augusto Viana Neto, agradeceu a homenagem, afirmando que para ele, os resultados positivos são frutos do trabalho de todos os que têm se dedicado ao conselho.

“Levo para os corretores colegas de todo o Brasil a esperança de que a nossa atividade jamais será substituída por nenhum aplicativo ou nenhuma outra demanda, tendo em vista nossos resultados extremamente positivos”, afirmou.

 

Geraldo Nascimento, presidente do Creci) DF, ressaltou que a profissão vai além de apenas vender ou intermediar a compra de imóveis, porque garante a segurança desses serviços. Ele defendeu mais valorização para a categoria.

“Nós realizamos sonhos da sociedade. O corretor oferece a garantia do bom negócio, mas tem sido pouco valorizado. Por isso, digo que nossa função deve ser mais explorada”, defendeu.

 

 

 

 

*Com informações da Agência Senado.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar