Izalci destaca ensino de empreendedorismo para jovens e celebra crescimento da produção de queijos e uvas no DF

 em Educação

A importância de preparar o jovem para enfrentar os desafios do mercado de trabalho foi assunto do discurso do senador Izalci Lucas (PSDB/DF) nesta sexta-feira (30). Izalci destacou o programa Miniempresa, do Sebrae, que é uma iniciativa conjunta com a organização internacional Junior Achievement, (JA), que atua no Brasil há 36 anos proporcionando treinamento para ensinar e incentivar estudantes a empreenderem. O senador também destacou o sucesso e o crescimento do plantio de uvas e da produção de queijos no Distrito Federal.

Segundo explicou o senador, no Brasil, a Junior Achievement já contou com mais de 150 mil voluntários e atendeu cerca de 5 milhões de estudantes em 26 estados e no Distrito Federal, onde atua há 15 anos. Sobre o trabalho da organização, Izalci citou os três pilares de ação da JA, que são a preparação para o mercado de trabalho, o empreendedorismo e a educação financeira

“Os alunos são capacitados por meio de parceiros, como o Sebrae, e mantenedores que levam para a sala de aula a educação empreendedora, para jovens estudantes do ensino fundamental e médio”, salientou.

Na última edição do programa no DF, concluída na semana passada, 80 estudantes participaram do curso que durou 15 semanas. Eles experimentaram o programa Miniempresa que fomenta o empreendedorismo por meio da gestão de uma empresa real. O senador Izalci informou que estudantes de quatro escolas de ensino médio do DF foram homenageados por se destacarem. Alunos do CIMAN, Colégio Militar Dom Pedro II e os Institutos Federais de educação, campus Riacho Fundo I e São Sebastião.

“A capacidade empreendedora de estudantes do 2º ano do Ensino Médio dessas escolas foi reconhecida em cerimônia de formatura na sede do Sebrae Nacional, na última segunda-feira. Estive presente e vi que havia muita vibração por parte dos estudantes, educadores e familiares.

 

Destaques

Izalci explicou que cada grupo de alunos criou uma empresa, definiu produto, elaborou estratégia de comunicação e planejou a linha de produção, orientados por voluntários especialistas. O senador avaliou que, a partir do próximo ano, quando o ensino profissionalizante for oferecido nas escolas públicas, talvez haja mais interesse na participação nesse programa.

“Temos que ensinar a cultura financeira e preparar os jovens para o mercado de trabalho. Hoje não temos isso e, nessa linha, precisamos incentivar as startups, diminuir a burocracia e espero que o Conselho Nacional de Educação possam introduzir nas escolas a cultura empreendedora para os nossos jovens”, defendeu.

 

Produção artesanal

O senador Izalci Lucas ainda destacou o bom desempenho da produção de queijos artesanais e de uvas no Distrito Federal. Izalci ressaltou que foram colhidas 20 toneladas de uva em 2018 e a expectativa para 2019 é ainda melhor. No que se refere à produção de queijos, o senador informou que no núcleo rural do Buriti Vermelho, a 70km de Brasília, a queijaria produz diariamente 50kg de queijos de vários tipos, que são embalados a vácuo e têm selo da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal.  Segundo o senador, em 2016, eram sete pequenos produtores rurais de iogurtes, queijos e requeijão e hoje são 11 que produzem 192 toneladas de lácteos por mês, sendo todos os produtos consumidos no DF. Nesse sentido, Izalci citou a  Lei 13.860, de 2019, que ajudou a reduzir a burocracia para facilitar a venda em todo o território nacional.

“É uma oportunidade para os nossos empreendedores crescerem e movimentarem a economia e o mercado de trabalho. Quando pensamos que há quase 400 mil desempregados aqui no DF, devemos apoiar esses produtores”, afirmou.

Ao mencionar a produção de uvas no Distrito Federal, Izalci enfatizou que o solo e o clima aqui favorecem o cultivo da fruta. Ele destacou que 30 produtores se arriscaram nessa cultura com sucesso. Em Planaltina, avaliou o senador, a produção rendeu 20 toneladas em 2018 e os produtores esperam colher o dobro agora, em 2019.

“O clima ideal para o plantio permite que os agricultores produzam duas colheitas durante o ano todo. A maior parte dos produtores vende essas frutas para o consumo, mas alguns já estão investindo também na produção de vinho e suco. Devemos apoiar esses profissionais com incentivos, ações para estruturar o cultivo, melhorar a viabilidade econômica da produção e a distribuição para os mercados, tanto para os mercados locais como os nacionais”, defendeu Izalci.

Em aparte, o senador Acir Gurgacz (PDT/RO) afirmou que somente por meio da educação pode-se melhorar a condição do país e ressaltou o discurso do senador Izalci, mencionando que é importante que o Brasil saiba que a produção agrícola no DF é expressiva e que muito do que vai para a mesa do brasiliense é produzido na própria capital.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar