Escola Superior de Ciências da Saúde comemora 18 anos com sessão solene e emenda para laboratório de simulação realística

 em Administração Pública, Notícias, Saúde

O senador Izalci Lucas foi o responsável por destinar emenda de mais de R$ 7 milhões para que a instituição possa aperfeiçoar o aprendizado dos alunos

Chegar aos 18 anos de existência é uma missão árdua para uma instituição de ensino como a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) do Distrito Federal. Na próxima segunda-feira, dia 02, o Senado Federal realizará, por iniciativa do senador Izalci Lucas (PSDB/DF), uma sessão solene para celebrar os anos de trabalho da escola que atua na formação de profissionais voltados para a Medicina e Enfermagem. A ESCS também é direcionada para a pesquisa científica e cursos de extensão e pós-graduação na área da saúde.

Para a festa ser completa, na última sexta-feira, dia 30, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), mantenedora da escola, foi informada que a emenda do senador Izalci, ainda quando era deputado federal, de mais de R$ 7 milhões para a implantação do laboratório de simulação realística em saúde, estava liberada para a escola.

O laboratório é uma reivindicação antiga de professores e estudantes. Quando estiver pronto, o local proporcionará que os alunos da escola possam desenvolver as habilidades práticas que complementam a teoria. Serão adquiridos móveis adaptados, equipamentos de informática com tecnologia voltada para a área da saúde e simuladores que farão a função de um paciente real oferecendo treinamento e capacitação em cuidados intensivos, UTI hospitalar, pediatria, obstetrícia, além de procedimentos de alta complexidade.

Durante a sessão solene, o ex-secretário de Saúde do DF, Jofran Frejat será homenageado. Para o senador Izalci Lucas, será uma ocasião muito especial.

“Comemorar os 18 anos da Escola Superior de Ciências da Saúde com a liberação da emenda que garante a implantação desse laboratório é um marco para a instituição, bem como para mim, como parlamentar, por ter contribuído para que professores e estudantes possam melhorar a qualidade do ensino e dos profissionais que irão atender a população no futuro”, destacou o parlamentar.

Izalci disse ainda que “como tudo que construí eu devo a educação, tanto na minha vida pessoal como profissional, não podia de deixar de atender esse pedido da Fepecs”.

A ESCS

Criada no dia 11 de setembro de 2001, a Escola Superior de Ciências da Saúde é uma instituição de ensino superior pública que oferece cursos de Medicina e Enfermagem. Atualmente, a ESCS tem um campus na Asa Norte e outro em Samambaia.

O ingresso nos cursos passou a ser realizado por meio do Enem em 2016. São oferecidas 80 vagas para Medicina e 80 vagas para Enfermagem. Dessas, 32 vagas de cada curso são destinadas às cotas para escolas públicas do Distrito Federal.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar