Militares e Bombeiros participaram de reunião com a bancada do DF para tratar do reajuste e plano de carreira das categorias

 em Bancada do DF, Bombeiros, Notícias, PMs e Polícia Civil

Parlamentares da bancada do Distrito Federal realizaram uma reunião, nesta quinta-feira (05), para tratar do reajuste e plano de carreira dos policiais e bombeiros militares do DF. As duas corporações pediram aos deputados e senadores para que intercedam junto ao governador Ibaneis Rocha (MDB) em busca de uma solução para que sejam concedidos reajustes salarial, o que não acontece desde 2015. Participaram da reunião o senador, Izalci Lucas (PSDB), coordenador da bancada, a senadora Leila Barros (PV), e os deputados professor Israel (PV) e Bia Kicis (PSL).

Com o plenário lotado, os parlamentares lamentaram a ausência de representantes do governo do Distrito Federal (GDF). Dirigentes de associações representativas dos militares também participaram da reunião. Os PMs e bombeiros querem que o GDF não conceda reajuste apenas para a Polícia Civil.

O senador Izalci lembrou que a comissão Mista do Orçamento já analisou um possível aumento salarial para a Polícia Civil, equiparando com a Polícia Federal.

“Um reajuste em torno de 37%, e até o momento não havia nenhuma proposta para PMDF e CBMDF, então eu trouxe essa preocupação para a bancada, que entendeu que era melhor fazer essa reunião, para escutarmos as propostas e reivindicações de vocês”, declarou.

Izalci Lucas disse que todas as demandas citadas durante a reunião serão levadas, pela bancada, ao conhecimento do governador do DF. “Vamos sugerir ao governador que inicie esse processo de negociação, para que o reajuste não vá apenas para uma das forças de segurança. Não somos contra o reajuste para a Polícia Civil, mas os policiais e bombeiros também precisam ser contemplados. A nossa bancada está unida nesse sentido. Vamos trabalhar também pela relatoria do processo de reestruturação e proteção social das Forças Armadas, para que a gente possa incluir a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, não só na questão da previdência, mas também em relação a reestruturação das carreiras”, sinalizou o senador.

Os presidentes das associações dos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, tenentes-coronéis Nayme e Eugênio, respectivamente, afirmaram que há recursos no Fundo Constitucional para os reajustes das corporações, e defenderam a inclusão dos militares do DF no PL 1645, que trata sobre o sistema de proteção social das Forças Armadas, e cujo relator, Deputado Vinícius Carvalho, já se mostrou favorável à inclusão dos militares da PMDF e do CBMDF.

Ficou acordado que a bancada irá se reunir com o governador Ibaneis Rocha em busca de uma solução.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar