Administradores são homenageados em sessão solene do Senado

 em Emprego, Emprego e Renda, Notícias, Setor Produtivo

Foi realizada, nesta segunda-feira (09/09), no Senado, sessão solene em homenagem ao Dia do Administrador. No Brasil, a atividade do profissional de Administração é regulamentada pela Lei 4.769, de 1965, que exige a prerrogativa de bacharel e o registro junto a um conselho. Para o senador Izalci Lucas, autor da iniciativa, é uma data especial. “Tenho a honra de fazer essa comemoração no Senado da República. É muito inspiradora a iniciativa que concretizou no calendário brasileiro o Dia Nacional do Administrador, em função do qual celebramos anualmente esse profissional competente e indispensável”, declarou.

A contadora de histórias, Nyedja Gennari, relatou a trajetória da profissão. “No Brasil, a Administração foi consolidada em 1965. Profissionais atuantes da área pública e do setor privado, direção, docentes e formandos das instituições de ensino da Administração, entidades e associações representativas da categoria fizeram ouvir as suas reivindicações, tiveram recompensados os seus esforços, que culminaram no mais importante e determinante acontecimento: a regulamentação da profissão, em 9 de setembro de 1965, pela Lei nº 4.7”, lembrou.

Também presente à sessão, o senador Eduardo Gomes (MDB/TO) felicitou todos os administradores e administradoras por suas lutas atuais. “Pela sua história, pelo seu histórico, a exemplo do meu Estado, do Tocantins, em que os administradores e administradoras foram fundamentais na organização do Estado mais novo do Brasil, na organização e na implementação da capital mais jovem do País”, disse.

O presidente do CFA, Mauro Kreuz chamou atenção para a campanha “Administrar é transformar. Mais Brasil, mais gestão”. “Esse é o nosso lema. Nós, ilustre senador Izalci, somos absolutamente vocacionados para a Administração profissional, e para nós, pouco importa se ela é pública ou se ela é privada. O que importa para nós é que ela seja profissional, portanto que ela se utilize da ciência que a nutre, que é a ciência da Administração”, afirmou.

Udenir Silva, presidente do CRADF, lembrou que a Administração é indispensável para o crescimento das instituições. “Em tão pouco tempo de existência, nos tornamos indispensáveis para o crescimento das organizações e, portanto, para o crescimento do nosso País. A Administração é a mola propulsora do desenvolvimento tanto em instituições públicas, quanto em instituições privadas. Nós administradores precisamos assumir o papel que é nosso perante a sociedade brasileira, pois administrar é para administrador”, disse.

Ao terminar a sessão, o senador Izalci lembrou que, como contador de formação, sabe da importância dessa profissão. “Eu, que vim da iniciativa privada, quando me deparo com o serviço público, sei o quanto ainda temos que melhorar”, finalizou, parabenizando todos os administradores, e agradecendo a presença de todos.

Para compor a Mesa, foram convidados o presidente do Conselho Federal de Administração – CFA Mauro Kreuz, o presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal Udenir de Oliveira Silva, o conselheiro Federal do Conselho Federal de Administração pelo Distrito Federal, Carlos Alberto Ferreira Júnior, a conselheira federal do Conselho Federal de Administração pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Gracita Hortência dos Santos Barbosa, o presidente do Conselho Regional de Administração do Amapá, Herlígenas Corrêa de Oliveira e a conselheira Federal do Conselho Federal de Administração pelo Estado de Goiás, Ivany Rosa de Oliveira.

 

Fotos: William Sant’Ana

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar