Memória do ex-governador Joaquim Roriz é exaltada em sessão especial no Senado Federal

 em Notícias, Senado

Parlamentares, autoridades, líderes comunitários e amigos da família Roriz lotaram o plenário da casa para homenagear o ex-líder político falecido há um ano.

O Senado Federal realizou na sexta-feira (27) uma emocionante sessão especial em homenagem ao ex-senador e ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, pela passagem do primeiro ano de seu falecimento. O plenário ficou completamente lotado com a presença de parlamentares, familiares, amigos e líderes comunitários das mais diversas regiões do Distrito Federal.

Autor da homenagem, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), ex-secretário de Ciência e Tecnologia do DF, disse que Roriz foi o maior líder político da região, tendo reconhecido o trabalho dos líderes comunitários locais. O parlamentar afirmou que as melhorias conquistadas por Brasília e região só foram possíveis porque o ex-governador enxergou “o sentimento de Juscelino Kubitschek”. Juntos, Roriz e Izalci foram os responsáveis por lançar a pedra fundamental da Cidade Digital, atualmente, denominada Parque Tecnológico de Brasília – Biotic.

Izalci destacou que Roriz tinha um modo único de governar, ao estabelecer contato direto com o povo das regiões administrativas, além de manter um estilo de comunicação direto e simples, em que falava “a língua do povo”.

“Roriz governou para o presente e para o futuro. Teve um estilo de governar diferenciado. Não tem como esquecer uma das suas mais celebres frases: governar é definir prioridades depois de ouvir o povo”, lembrou Izalci Lucas.

Entre as obras de destaque da gestão Roriz, o senador citou o Complexo Cultural da República, o metrô, a Ponte JK, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a cidade de Águas Claras e um conjunto de obras viárias de infraestrutura que viabilizaram o progresso do DF.

Conquistas

A sessão teve início com a execução do hino brasileiro pelo dueto do Corpo de Bombeiros Militar do DF, depois foi exibido um vídeo sobre a história de Joaquim Roriz, com direito à depoimento do arquiteto Oscar Niemeyer, e a contadora de histórias Nyedja Gennari narrando a trajetória política do ex-governador emocionou o plenário.

A ex-deputada federal e distrital Jaqueline Roriz (DF), filha de Roriz, disse que ele tinha preocupação com o ser humano e, principalmente, com as pessoas mais pobres. Ela afirmou que os lotes de terra distribuídos por Roriz no DF constituíam apenas uma parcela pequena das conquistas da população amparada pelo ex-governador, que cultivava a humildade e a simplicidade em seu modo de agir. “Meu pai falava que dar o lote para as pessoas representava a realização dos sonhos delas”, recordou.

A filha caçula e ex-deputada distrital Liliane Roriz, que estava acompanhada da filha Bárbara Roriz, fez questão de agradecer os líderes comunitários que foram ao Senado homenagear o pai. A ex-distrital agradeceu ao senador Izalci por realizar o evento em memória do pai. “Quero deixar (registrado) o meu profundo agradecimento senador pelo gesto tão carinhoso que o senhor fez homenageando meu pai por 1 ano de seu falecimento”, disse Liliane.

Suplente de senador pelo Estado de Goiás e amigo pessoal de Joaquim Roriz, o advogado Eládio Barbosa Carneiro disse que ex-governador foi um benfeitor do Distrito Federal, “que nos inspirou em vida e continua a nos inspirar”. Ele destacou ainda a atuação do político como empresário e pecuarista.

Empreendedor

Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Manoel de Andrade Neto disse que Roriz era um homem de qualidades, “empreendedor e prospector de felicidade ao acolher os mais carentes, que precisavam da força do Estado para libertá-los da fome”.

Líder comunitário do Núcleo Rural Casa Grande, Aníbal Rodrigues disse que teve a felicidade de participar da comissão que acompanhou Joaquim Roriz de Goiânia a Brasília, no início da atuação política do ex-governador. A sessão foi encerrada com a participação da dupla sertaneja Zé Mulato e Cassiano, que executou as canções “Meu Céu” e “Sertão ainda é sertão”, consideradas as preferidas de Roriz.

Nascido em Luziânia (GO), Joaquim Domingos Roriz morreu no dia 27 de setembro de 2018, aos 82 anos, após choque séptico decorrente de complicações de infecção pulmonar.

Com informações da Agência Senado

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar