Evento no Parque Tecnológico de Brasília debateu a falta de investimentos para a ciência, tecnologia e inovação no Brasil

 em Ciência e Tecnologia, Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia, Notícias

A queda dos investimentos públicos para a ciência, tecnologia e inovação no Brasil preocupa dirigentes de instituições do setor, parlamentares e representantes de empresas voltadas para o fomento da CT&I. Nesta quinta-feira (10), a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação – Abipti, promoveu a terceira edição do Inovação em Debate. O senador Izalci Lucas, presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, participou de um dos painéis de debate do evento.

O parlamentar reafirmou o seu compromisso em defender o segmento e disse que não medirá esforços para que a ciência, tecnologia e inovação sejam propulsores da economia brasileira. Izalci fez um breve balanço da sua atuação no Congresso Nacional e revelou que está preocupado com a falta de reposição de pessoal nos institutos de pesquisas brasileiras.

“Atualmente, os institutos têm mais de 50% dos seus pesquisadores com idade para se aposentar, ou seja, temos uma enorme deficiência nesses institutos. Daqui a pouco, as pesquisas irão parar e não vai ter ninguém para substituir quem estava à frente dos trabalhos e o conhecimento não será repassado. Tem que ser feita essa transição, pois requer tempo para que a pesquisa não seja perdida”, destacou.

Izalci Lucas informou que propôs a realização de duas audiências públicas na comissão mista de orçamento (CMO) do Congresso Nacional para debater a falta de investimento no setor e o impacto na economia, e a necessidade de repor os quadros dos institutos de pesquisa.

“É preciso que vocês nos ajudem a sensibilizar os parlamentares para destinar recursos para o setor e não promover mais cortes”, declarou o parlamentar.

O presidente da Frente Parlamentar ressaltou ainda que muitos fundos possuem recursos, porém estão contingenciados. Para Izalci, o governo tem que buscar meios de investir esse dinheiro que muitas vezes não é utilizado.

“Se hoje não temos investimentos em ciência, tecnologia e inovação, não é por falta de dinheiro, pois muitos fundos estão com os recursos contingenciados. Portanto, é só pegar o dinheiro e aplicar”, pontuou o senador.

Ao encerrar sua participação no painel, Izalci Lucas respondeu perguntas e ouviu sugestões dos presentes no evento para o setor.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar