Izalci Lucas fala sobre repensar o DF Pós Covid-19

 em Notícias

O objetivo do projeto é construir políticas públicas voltadas para as ações do Estado no âmbito do DF e seu entorno que poderão ser replicadas nas demais regiões metropolitanas do país.

Em entrevista ao repórter Sandro Gianelli, no programa Conectado ao Poder da TV União, nesta segunda-feira (25), em Brasília, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) falou sobre sua participação no seminário repensar o DF Pós Covid-19, que que teve sua primeira fase encerrada no último sábado.

Segundo o senador, o projeto Repensar o DF Pós Covid-19, realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) tem como objetivo debater a construção de políticas públicas voltadas para nortear as ações do Estado no âmbito do DF e seu entorno. Com a participação de especialistas de áreas como: educação, saúde, turismo, segurança, cultura, lazer, mobilidade urbana, gestão de territórios e orçamento, entre outras, o Repensar o DF, Pós Covid-19 poderá servir como referência para outras regiões metropolitanas do país.

“Estamos realizando um planejamento estratégico, vamos definir prioridades, estabelecer metas para cada área até 2030, entender quais projetos temos que fazer para atingir as metas, quanto tempo leva para atingir, quanto custa, e após planejar, colocar no orçamento para que seja executado”, explicou.

“A ideia é que as políticas públicas aqui testadas possam servir de referência para outras regiões metropolitanas do país”, adiantou.

O senador lembrou que em Brasília, por exemplo, as regiões administrativas têm nos administradores, os responsáveis por essa execução.

“Tem que dar autonomia para eles, não para fazerem o que quiserem, mas com o planejamento em mãos, terão a responsabilidade de executar”, esclareceu.

O próximo passo em relação ao projeto, segundo o parlamentar, é realizar reuniões virtuais por cidades, começando por Brazlândia. A data ainda está sendo definida, mas deve ser nas próximas semanas.

“Em Brazlândia, podemos explorar o turismo religioso. Temos ali a segunda maior catedral do Brasil, e não exploramos. Também temos lá a produção de goiaba e morango. Precisamos investir na agroindústria, no turismo rural, e para isso vamos reunir os moradores, com representantes de cada área da cidade para ouvir as demandas”, relatou.

GovTech
Izalci lembrou ainda que após a crise gerada pela pandemia do Covid-19, é perceptível que o mundo não será mais o mesmo.

“A tecnologia ocupa um espaço muito grande agora, antecipamos pelo menos 10 anos nisso, hoje não se faz mais quase nada sem utilizar a tecnologia”, ressaltou.

Segundo ele, está no planejamento do Repensar o DF Pós Covid-19, a implantação do projeto GovTech – criado para reunir pessoas e instituições em torno de uma ideia central: imaginar e construir uma agenda para transformar o Brasil em um país digital, em um futuro próximo.

“Um governo totalmente eletrônico – 100% digital. O atendimento ao cidadão será realizado por meio de tecnologia, sem burocracia. Por exemplo, matricula em escolas, consultas médicas, certidões, alvarás, tudo por meio de aplicativos, com todas as informações e ações necessárias”,disse Izalci.

Energia solar
Perguntado sobre o que pensa da regulamentação da energia fotovoltaica, o senador afirmou que defende e incentiva. “É energia limpa. O Brasil já deveria estar investindo nisso há muitos anos. Aqui temos sol quase o tempo todo e temos tudo para avançar muito nesse tema”, afirmou.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar